domingo, 1 de fevereiro de 2009

Carpe Diem


Carpe Diem é uma frase em Latim que significa aproveite o momento. É também utilizada como uma expressão para solicitar que se evite desperdiçar o tempo com coisas inúteis e que se deve aproveitar os momentos, sem medo do futuro.

A primeira vez que ouvi esta frase, foi uma amiga minha que me disse. Ela com uma outra amiga minha tinham feito um blog cujo o título era essa frase, na altura não fazia a mínima ideia do que significava, mas depois ela explicou-me. À pouco tempo numa aula de Português também se falou disso, uma breve conversa sobre Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa. A Professora explicou o significado da frase, disse que era uma filosofia de vida. Essa filosofia de vida consiste em aceitar tudo sem grande importância, deixar fluir... É viver o presente sem pensar no que pode acontecer a seguir.

Se a filosofia de vida de Ricardo Reis era Carpe diem então eu sou um semi-heterónimo de Ricardo Reis, por me identificar com a sua filosofia de vida.
Às vezes, pelo que vejo que o que acontece a algumas pessoas e por tudo aquilo que vejo acontecer a minha volta, tento e quero ao máximo aproveitar esta vida. Quem nos deu esta vida, não nos há-de dar mais nenhuma.
Tenho apenas 17 anos, não tenho grande experiência de vida mas acho que esta é a melhor altura para vivermos as melhores coisas da vida (ou talvez seja os anos da faculdade).
Algum deste discurso pode ser considerado duma pessoa que tenha uma vida boémia, mas no entanto para além de uma vida boémia também tenho uma vida normal de uma estudante. E por isso estou aqui a escrever, por isso hoje tenho este blog.
Com este blog comecei a descobrir coisas novas...
Ao longo deste texto e de entre algumas coisas que penso, posso concluir que a vida deve ser aproveitada como a força duma tempestade.
O tema escolhido para falar neste blog: a água. Penso que quando o escolhi foi por me identificar demasiado com o mar e com a praia e foi a primeira coisa em que pensei. Agora descubro que não é só o mar e a praia. Identifico me também com a força de uma tempestade, e é com essa força com que aproveito a vida e os dias como se fossem os últimos da minha vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário